Vitória Olímpica!

O Botafogo precisou de uma jogada, apenas uma jogada para desmontar o Grêmio e vencer a quarta partida como visitante neste Campeonato Brasileiro. O resultado quebrou um tabu que persistia desde 1995 quando o time comandado por Túlio Maravilha – sempre ele – bateu o Grêmio no Olímpico por 3 a 2. A equipe de Caio Júnior não foi brilhante, não teve posse de bola, não obrigou o goleiro Victor a fazer grandes intervenções, mas na única oportunidade real, num único arremate, Loco Abreu não desperdiçou e estufou as redes tricolores. E isso não é futebol?

Quando as regras do antigo jogo bretão mudarem me avisem, por favor! Futebol não é bola na rede? Não vence quem faz mais gols? Quando o time da Lagoa jogava mal e vencia por meio gol a zero – normalmente através da genialidade de Ronaldinho Gaúcho – a imprensa celebrava o futebol de resultado, o futebol eficiente! A jogada do gol alvinegro surgiu de uma boa trama orquestrada pelo meio de campo que começou com Lucas Zen, passou por Renato e Felipe Menezes, até chegar aos pés de Maicosuel que mesmo cercado por três gremistas encontrou Loco Abreu em condições legais, dentro da área, para bater fora do alcance de Victor. Gol. 1 a 0. Bola na rede. Vitória. Três pontos no certame. Fim de jogo.

Loco Abreu comemora o gol com o grupo! Nada de correr para a câmera!

O revés no placar deixou os gaúchos atabalhoados e a torcida irritadiça. E com razão! Celso Roth armou o Grêmio para pressionar a saída de jogo e não deixar a zaga alvinegra confortável para fazer a transição entre defesa e meio-campo – uma das armas de Caio Júnior. A tática funcionou no primeiro tempo e os chutões para o alto eram a única forma de ligação com Loco Abreu que ficou isolado entre Edcarlos e Rafael Marques. Sem o fiel escudeiro, Marcelo Mattos estava suspenso, Renato não mostrou entrosamento com Lucas Zen e recuou quase a ponto de virar cabeça de área, o que chamou mais ainda o time gaúcho para o ataque.

O domínio territorial tricolor era considerável, 60% de posse de bola, mas as finalizações, 22 no total, raramente assustavam Jefferson e quando o ataque gremista chegava com real perigo, como no chute de Douglas, o goleiro botafoguense mostrou porque vem sendo chamado constantemente para a Seleção Brasileira. Bem, aí entramos num assunto complicado e polêmico. Parece que o fato de ser selecionável mexeu com a cabeça dos jovens Cortês e Elkeson.

Loco Abreu, Maicosuel e Jefferson foram decisivos para a vitória!

Ontem, por duas vezes, Loco Abreu foi à loucura extrema com a individualidade dos dois jogadores que preferiram “aparecer” para as câmeras do que fazer a jogada certa. Foram dois contra-ataques desperdiçados que poderiam ter custado a vitória, tanto que ao apito final, ao invés de comemorar, o uruguaio chamou Cortês e Elkeson e ainda em campo passou uma descompostura nos “fominhas”.

Caio Júnior já convocou a torcida para o que se desenha como mais uma “Final de Campeonato”! Domingo contra o São Paulo, vice-líder, teremos um Engenhão lotado, nada menos do que 42 mil pessoas, e uma vitória pode colocar o time na liderança do BR-11 pela primeira vez. Eu prefiro ser líder de apenas uma rodada, só uma, a 38ª rodada!

Vamos, FOGO!

Ficha Técnica:

25ª Rodada: Grêmio 0 x 1 Botafogo (22/09/2011)

Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fernando (Gilberto Silva), Fábio Rochemback, Marquinhos (Miralles), Escudero e Douglas; André Lima (Brandão)

Técnico: Celso Roth

Botafogo: Jefferson; Lucas (Alessandro), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Renato, Maicosuel (Everton) e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu

Técnico: Caio Júnior

Gol do Botafogo: Loco Abreu, aos 23 minutos do segundo tempo

Local: Estádio Olímpico (RS) / Público e Renda: não divulgados

Árbitro: Alício Pena Junior (MG)

Cartão Amarelo: Fernando e André Lima (Grêmio); Lucas, Herrera e Jefferson (Botafogo)

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Vitória Olímpica!”

  1. Vitória Olímpica! | Notícias / ZiiPe Says:

    […] mais: Vitória Olímpica! Esta entrada foi publicada em Botafogo, Esporte, Futebol e marcada com a tag Botafogo, Esporte, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: