Loco Abreu: Bota fogo nisso!

Loco Abreu caminha para entrar definitivamente na galeria de ídolos alvinegros. Os gols anotados no Campeonato Carioca e principalmente a bela cobrança de pênalti na final da Taça Rio já fizeram o torcedor botafoguense rir sem parar. A repetição do feito na Copa do Mundo da África do Sul fez a Estrela Solitária ser estampada em sites e jornais do mundo todo. O golaço diante do Santos, no Pacaembu, palco do eterno Túlio Maravilha, só pode ser um prenúncio de que Abreu ainda nos trará muitas alegrias.

Marcelo Pereira, do Fogo Eterno, fez uma bem sacada analogia entre o time Campeão Brasileiro de 95 e este Campeão Carioca 2010. Algumas peças são mesmo parecidas e o texto ficou muito bom, vale a pena dar um pulo lá para ler. Gostaria de ressaltar a entrega e a garra que essa equipe demonstrou na partida desta quinta-feira, pela 20ª rodada do BR-10. Joel Santana, sempre ele, soltou mais uma frase enigmática e engraçada para ilustrar o modelo de marcação adotado pelo Botafogo:

– Demos o exemplo do basquete, que jogou bem contra os Estados Unidos porque marcou bem, mas acabou perdendo por dois pontos. No jogo seguinte, porém, o time não teve a mesma firmeza (perdeu para a Eslovênia por 80 a 77). Colocamos isso para eles. Nossa equipe foi armada para isso. Foi guerreira e marcadora. Quando somos uma equipe de muita troca de passes e sem objetivos, ficamos uma equipe qualquer – ensinou o professor Joel.

Quase o gol alvinegro! Alessandro fez uma partida perfeita contra o Santos!

Joel Santana acertou ao entrar com o criticado Fahel no primeiro tempo e acertou ao pedir marcação individual para Marquinhos e Neymar. No primeiro turno, no empate em 3 a 3, os santistas tiveram liberdade e deitaram e rolaram nas costas dos nossos laterais. Joel mostrou que sabe aprender com os erros e, após pressão inicial, dominou o time de Dorival Júnior. Claro que nada disso daria certo não fossem as defesas extraordinárias de Jefferson! Que noite! Que fase! Isso é goleiro de Seleção Brasileira! Isso é goleiro de time Campeão Brasileiro!

Antônio Carlos & Fábio Ferreira parecem dupla sertaneja: afinados e unidos! Leandro Guerreiro também encontrou um amigão na proteção à zaga: Marcelo Mattos! O Corinthians liberou ele de graça, é isso mesmo? E o que foi o Alessandro marcando o Neymar? Não, marcando não, anulando o menino prodígio! Foi uma das melhores exibições do camisa 2 alvinegro em todos os tempos! A nota destoante da defesa ficou com Marcelo Cordeiro: nervoso, errando passes em excesso e cruzando todas as bolas atrás do gol santista. Só conseguiu acertar uma vez, um único cruzamento certo que Loco Abreu testou com perigo e quase abriu o placar.

Maicosuel ciscou muito, dançou e perdeu vários contra-ataques que levaram Joel à loucura. Renato Cajá consertou o meio de campo, deu velocidade e fez belos lançamentos. Caio jogou bem outra vez, mas perdeu uma bola, antes do gol, que podia ter feito a diferença: eram cinco botafoguenses contra três defensores. Edno que fez boa partida – parece sempre entrar em campo cansado – escorou o cruzamento de Caio para Abreu sem egoísmo.

Maicosuel não encontrou espaços e foi anulado pela defesa do Santos!

Joel conseguiu montar uma equipe coesa, unida e que deixa os valores individuais de lado para exaltar o Botafogo – como fez Loco Abreu na comemoração do gol. O uruguaio não correu para a câmera de transmissão, não mandou recado para a família, não desabafou pela reserva, não fez nada que um jogador mediano faria. Não, nada disso. Abreu simplesmente esperou os companheiros para, juntos, comemorarem o golaço, o golaço da bela vitória que devolveu o terceiro lugar ao Glorioso.

– A grandeza é isso. O banco não humilha ninguém. Já vi jogador ficar no banco, jogar e ganhar Copa do Mundo. Trabalhamos para o torcedor do Botafogo, para a história do Botafogo. O Loco foi inteligente, nós fomos inteligentes e está tudo ótimo porque ele fez o gol da vitória. Tomara que faça mais. O Botafogo não tem problemas porque o papai Joel resolve tudo. O que eu não resolvo, passo para o presidente. Na hora que tiver de dar beijo, dou beijo. Quando tiver de chamar a atenção, chamo. O Loco conversou comigo, com a diretoria e com os jogadores. E ficou tudo resolvido. Parabéns para ele e para nós. Colocamos uma pedra nisso – palavras do técnico Joel Santana na coletiva de imprensa.

Fluminense, Corinthians, Santos, Internacional, Cruzeiro e agora o São Paulo. Que a imprensa esportiva continue ignorando o Botafogo! Parece que essa ausência na mídia está fazendo bem ao time. Os jogadores estão mordidos com o excesso de bajulação dispensado às outras equipes. Uma vitória diante do todo-poderoso São Paulo, neste domingo, credencia o Botafogo ao título brasileiro em 2010. Vamos lotar o Engenhão! Vamos FOGO!

Só com falta! Caio entrou bem e só foi parado na base da pancada!

Ficha Técnica:

20ª Rodada: Santos 0 x 1 Botafogo (09/09/2010)

Santos: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Danilo, Zezinho (Breitner) e Marquinhos (Madson); Neymar e Keirrison (Zé Eduardo)

Técnico: Dorival Júnior

Botafogo: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Marcelo Mattos, Fahel (Caio) e Renato Cajá; Maicosuel (Loco Abreu) e Herrera (Edno)

Técnico: Joel Santana

Gol do Botafogo: Loco Abreu, aos 46 minutos da etapa final

Local: Pacaembu (SP) / Público: 14.505 pagantes / Renda: R$ 352.440,00

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Cartão Amarelo: Herrera, Fahel, Marcelo Mattos, Loco Abreu (Botafogo), Edu Dracena e Danilo (Santos)

Crédito das fotos: Ari Ferreira do Lancenet!

Tinha goleiro? Rafael nem saiu na bela foto de Ivan Storti, do Lancenet!

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Loco Abreu: Bota fogo nisso!”

  1. Marcos Vinicius Says:

    Realmente cara, foi um golaço.

    • christianjafas Says:

      E ele não xingou, não correu pra câmera de TV, não falou mal do Joel.

      Simplesmente comemorou com os companheiros.

      Gostei dessa atitude.

      Um abraço,

      Jafas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: