Joel Santana: O Rei do Rio?

A luta contra o rebaixamento no Brasileirão 2009, decidida apenas na última rodada, fez com que a torcida botafoguense tivesse pesadelos nas férias de dezembro. O pacote de reforços para o Campeonato Estadual demorava a aparecer nos jornais esportivos e a desconfiança se refletia no baixíssimo número de camisas alvinegras nas ruas da cidade. Será 2010 igualzinho aos anos anteriores? Veremos o time da Lagoa conquistar o quarto título seguido? Teremos forças para chegar à final e atrapalhar o tetra da mulambada? Nem o mais ensandecido torcedor acreditava nisso.

Os ventos começam a mudar em 5 de janeiro quando a diretoria anuncia a contratação do uruguaio Loco Abreu e logo depois fecha com o argentino Herrera. Os nomes seguem estampando os diários esportivos: Antônio Carlos, Marcelo Cordeiro, Fábio Ferreira e Renato Cajá. O time de Estevam Soares não joga bem, mas vence dois jogos no sufoco e lidera o grupo B. O dia do clássico chegou: Botafogo x Vasco, no Engenhão. Na estreia de Abreu, e do quarto uniforme, quem faz a festa é um velho conhecido da torcida: Dodô mete três gols e o Vasco goleia por 6 a 0. Crise total. Demissão da comissão técnica e desespero entre os torcedores.

O presidente Maurício Assumpção contrata Joel Santana. Na coletiva de imprensa, Joel, brincalhão, não economiza bom humor:

– Os senhores estavam com saudade de mim e eu de vocês. O campeonato vai começar agora, já que o convidado de honra chegou. O Botafogo tem time e estrutura para ser campeão e se eu não acreditasse nisso não tinha vindo, ficava em casa curtindo as férias.

Profecia de Joel: Lucio Flavio, ainda capitão, com a Taça Guanabara 2010!

Apesar do tom cinza que rondava General Severiano, Joel arranca risos no palacete e arregaça as mangas. As palavras de otimismo seguem contagiando os jogadores que conseguem quatro vitórias seguidas, mesmo sem um padrão de jogo, e classificam o time para as semifinais. O adversário é o Flamengo, mas dessa vez o placar é diferente: 2 a 1 e de virada.

A decisão da Taça Guanabara, no dia 21 de fevereiro, quase um mês após o desastre, é contra o time da Colina de Carlos Alberto e Dodô. Só que dessa vez algo mudou! O Vasco não se encontra em campo, perde a cabeça, a invencibilidade e o título: Botafogo faz 2 a 0 e comemora!

Botafogo Bicampeão da Taça Guanabara!

Existem coisas que só acontecem com o Botafogo! A arrancada para o título era inesperada e a vitória sobre o Flamengo impensável… E agora o que esperar do segundo turno? Joel Santana, novamente ele, manda o recado:

– Vamos vencer a Taça Rio. Não é título? Não tem taça? Não tem final e transmissão pela TV? Então, o Botafogo só entra para vencer. Se é título, eu quero ganhar e levar o troféu.

A campanha é boa e garante a classificação para a semifinal. A Copa do Brasil, outro sonho da diretoria, fica pelo caminho e a derrota, em casa, para o Santa Cruz, de virada, irrita a torcida, mas agora é hora da superação! O milionário Fluminense de Fred e Muricy Ramalho entra no caminho. O Botafogo consegue uma virada histórica, 3 a 2, e espera o adversário da final.

Loucura no Maracanã! Outro uruguaio entra para a história do estádio!

“Nunca espere que outro faça o seu trabalho!” – minha avó, que Deus a tenha, sempre teve razão! O Vasco é garfado e não segura o Flamengo. Agora somente o Botafogo de Joel Santana pode impedir o inédito tetracampeonato rubro-negro. O jogo tão esperado pela Rede Globo vai acontecer: Botafogo x Flamengo pela Taça Rio! Ou como eles sempre preferem chamar: Flamengo x Botafogo – nunca importa a ordem.

18 de abril, final da Taça Rio, Maracanã lotado, domingo de sol e os urubus voando alto e felizes pelo céu carioca: “Tá na mão! O juiz é nosso! Vamos levar mais essa!” A confiança rubro-negra tem sentido. Como não lembrar da final de 2007 e do gol de Dodô, aos 46 do segundo tempo, o gol do título? Como esquecer a falta de Juan em Maicosuel, num momento decisivo da final de 2009? Não, Joel Santana não quer saber disso, ele não estava aqui e não aceita nem falar sobre isso nas entrevistas coletivas.

– Não faltam três jogos para o título, não aqui. O Botafogo só precisa de uma vitória para ser campeão e será neste domingo. Não tem essa história de entrar tranquilo! Estamos na final da Taça Rio e não num jogo qualquer. Jogo de final é tenso e eu quero vencer a Taça Rio. Eu disse isso aos jogadores, eu quero a Taça Rio.

O discurso de Ney Franco, em 2009, foi o oposto. Ney pediu calma e paciência aos jogadores, disse que aquele jogo não era tão importante assim e que ainda restavam dois jogos para o título. Bem, deu no que deu, né? O Botafogo de Joel Santana, Herrera e Loco Abreu não quis saber de respeitar o Flamengo do Império do Amor e nem prestou atenção ao juiz. O Botafogo de Leandro Guerreiro, Antonio Carlos, Alessandro e Jefferson tinha pressa, urgência de ser campeão.

Salto para a glória! Jefferson garante a Tríplice Coroa do Estadual 2010!

Os heróis do título da Taça Rio são muitos e os alvinegros sabem que os jogadores que entraram em campo naquela tarde tiveram que se superar, mas o herói do título estadual, o grande responsável pela mudança de pensamento foi o técnico Joel Santana. O Campeonato Carioca de 2010 não se compara ao título de 89, mas supera e muito o de 97 e mesmo o recente 2006.

Um título incontestável e que tem a marca do carisma de Joel Santana! A lembrança dessa conquista será sempre dividida entre o pênalti defendido por Jefferson – Melhor Goleiro e eleito o Craque do Estadual – e a fantástica cavadinha de Loco Abreu – repetida com sucesso na Copa do Mundo da África do Sul – mas me permitam abrir espaço para o Natalino nessa memória.

O Botafogo soma 31 pontos, é o quinto colocado ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2010 e o líder Fluminense tem 38 pontos, ou seja, é possível sonhar. Não sei o que vou escrever aqui, neste blog, na 38ª rodada, mas a forma como o time começou o Carioca e tudo o que aconteceu depois me permitem sonhar. Não me lembro de uma equipe tão consistente e aguerrida como essa nos últimos anos e, apesar dos tropeços, convido os alvinegros a compartilharem desse sonho que é o Bicampeonato Brasileiro.

Vamos, FOGO!

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

5 Respostas to “Joel Santana: O Rei do Rio?”

  1. Antonio Reis Says:

    Prezado Christian,
    Foi bom você rever esses momentos marcantes do primeiro semestre de 2010. Entretanto, se você tiver a oportunidade e tempo de pesquisar o porque da fama de Joel “Rei do RIO” você vai ver que ele na maioria das vezes em que ele foi campeão carioca foi com um time que ninguém fazia fé. O mais famoso foi com aquele título do Fluminense com gol do Renato de barriga. O Joel é técnico de campeonato regional tipo carioca, com 2 turnos e em cada turno dividido em dois grupos, ou seja, você faz no máximo 5 ou seis partidas e disputa uma final. No carioca você só pega um time grande no máximo 1 vez no primeiro turno, outra no segundo turno e se disputar uma semi, e se passar, uma final de turno. Campeonato Brasileiro é outra coisa, a conversa é outra. O pensamento é outro. Vamos falar sério. Qual foi a grande partida que fizemos no Campeonato Carioca, que em algum momento nos levou a esperança de fazer um grande Brasileiro? OLha só. Só no Engenhão a gente deixou 2 pontos contra o Goiás (caindo pelas tabelas) , deixamos o Corinthians empatar aos 48 do segundo tempo, e agora mais dois pontos contra o combalido Grêmio, depois de estar ganhando por 2×0 . Só isso são 6 pontos, fora aquela partida que agente tava ganhando de 2×0 do Atl. Paranaense e deixamos eles virarem o jogo…mas vamos aos 6 pontos do Engenhão. Com isso a gente tava ali colado com o Corinthians e com o Fluminense…Você já viu a tabela do 2º turno? Você acredita em milagre?Você acredita em time que em vez de fazer treino tático fica fazendo “rachão”.? Você acredita em time sem organização tática? Você acredita em time que joga com 7 defensores (4 zagueiros e 3 volantes) e toma dois gols em 45 minutos? Então se você acredita em tudo isso, você acredita em time de Joel Santana…
    Um abraço,

    • christianjafas Says:

      Olá Antonio,

      Obrigado pela visita. Acho que a internet é um canal pouco explorado e um ótimo local para debates.

      Sei que o tema Joel Santana é polêmico para a torcida do Botafogo. Tenho algo a dizer sobre o trabalho do Joel:

      1_ Ele consegue pegar um time derrotado e fazer uma equipe vencedora. Méritos para ele.

      2_ Ele fez isso no Vasco, no Flu de 95, no Botafogo 97 (o Vasco de Edmundo era favorito) e com o Flamengo na Era dos Pontos Corridos.

      3_ Ele fez isso novamente com o Botafogo 2010. Levar uma goleada de 6×0 e ser campeão vencendo Vasco, Fluminense e Flamengo (duas vezes) não é fácil.

      Dito isso fecho a ideia do Campeontao Carioca! Todos riram quando ele disse na apresentação para a imprensa que o Botafogo tinha tudo para ser Campeão Carioca!

      BRASILEIRÃO PONTOS CORRIDOS:

      1_ A grande maioria dos clubes brasileiros estavam acostumados a montar apenas um bom time. A noção de elenco vem do futebol europeu.

      2_ O título do Cruzeiro em 2003 foi o último na base do time que era realmente muito bom. Luxemburgo levou a Tríplice Coroa: BR-03, Copa do Brasil e Mineiro.

      3_ Após 3 edições, o São Paulo que sempre montava bons elencos para o Paulista e a Libertadores fez a mesma projeção para o BR-06 e contratou Muricy Ramalho (vice do BR-05 com o Inter)

      4_ Os outros clubes começaram a entender o conceito de um campeonato com 38 rodadas e buscaram montar elenco e não time. Mas é preciso dinheiro e saber investir, planejar – o que não é o forte dos dirigentes amadores do nosso futebol.

      5_ O Botafogo estava na Série B em 2003 e sofreu no seu primeiro ano nos pontos corridos e quase foi rebaixado: escapou por 1 ponto!

      6_ Bebeto monta um bom time e ficamos em 9º em 2005 e em 2006 sonhamos com a Libertadores, mas com a saída de Dodô ficamos em 12º lugar.

      7_ Lideramos em 2007, mas terminamos em 9º lugar e com vaga na Sul-Americana. Lideramos novamente em 2008, mas acabamos em 7º e sem a Libertadores.

      8_ Parece que o clube aprendeu a se preparar para o Brasileirão, mas 2009 foi de pesadelo para a torcida com a luta contra o rebaixamento que não assustava desde 2004.

      9_ Título Carioca em 2010, bom começo nas quatro primeiras rodadas e grande queda até a parada da Copa. A diretoria reforça o time e Joel remonta o Botafogo.

      10_ Terminamos o primeiro turno em 5º com 8 vitórias, 7 empates e 4 derrotas: 31 pontos e no bolo para a Libertadores. Joel Santana tem participação decisiva nisso.

    • christianjafas Says:

      Brasileiro 2010 PRIMEIRO TURNO:

      1_ Empatamos contra o Guarani em 1 a 1, já o Goiás foi vitória: 3 a 0. Sim, perdemos muitos pontos em casa, mas vencemos muito fora!

      2_ A tabela do 2º turno é igual a tabela do 1º turno. Todos se conhecem, não existe segredo.

      3_ Acredito em milagres sim, já vi vários deles na minha vida, mas não estou falando de futebol. No futebol tudo é possível. Lembra do Fluminense no ano passado?

      4_ O BR-10 desse ano está equilibrado e tudo pode acontecer: cartão, lesão, baixo rendimento. O líder Flu perdeu o fôlego no fim do primeiro turno, e aí?

      5_ O meu papel como torcedor é incentivar os jogadores e aqui, neste blog, como crítico é analisar de forma objetiva o que vi em campo.

      Um abraço e vamos torcer para o título ou pela tão sonhada vaga na Libertadores 2011!

  2. Marcos Says:

    Achei muito oportuno seu retrospecto brasileiro esquece muito fácil já ficam criticando o Joel e pedindo para ele sair como se ouvesse coisa muito boa fora ótimo texto parabéns.

    • christianjafas Says:

      Oi Marcos,

      Eu escrevo sobre todos os jogos do Botafogo e gosto do Real Madrid e do Internazionale de Milão. Venha sempre dar uma olhada aqui nos textos, ok?

      Um abraço,

      Christian

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: