4 meses de Joel: balanço do primeiro semestre

O esquema com três zagueiros implantado por Joel Santana não é o preferido do torcedor alvinegro, mas garantiu a estabilidade que a equipe não apresentava desde o ano passado, com Estevam Soares, e garantiu o título de Campeão Carioca de 2010 sem a necessidade de disputar a final, ou seja, o Botafogo venceu a Taça Guanabara e a Taça Rio apostando numa defesa bem postada, nos contra-ataques e na jogada aérea.

A conquista do estadual compensou a eliminação precoce na Copa do Brasil, mas a impressão é que o time saiu cedo demais da competição nacional e poderia ter avançado pelo menos até a semifinal. Falta ao Botafogo equilíbrio entre ataque e defesa, já que Herrera e Loco Abreu sempre balançam as redes adversárias, mas a zaga insiste em cometer as mesmas falhas e os erros de cobertura levam o torcedor botafoguense à loucura.

Alessandro erra na antecipação e a bola sobra para Bruno César

A virada diante do líder do Campeonato Brasileiro pode ser um exemplo de superação e capacidade ofensiva do time, mas o primeiro gol marcado pelo Corinthians parece uma jogada típica das peladas do Aterro do Flamengo! A facilidade com que o Bruno César – quem? – passou por Alessandro e Fábio Ferreira é risível.

O lateral Alessandro estava fora de posição, deu o bote errado e permitiu que o meia corintiano entrasse livre na área. E o que dizer da chegada brusca do Fábio Ferreira? Bastava ficar na frente do jogador paulista, fechar os espaços e esperar a definição da jogada. Aquele não era o Romário, não era o Ronaldo e não era o Messi… era apenas o Bruno César!

Jefferson pula atrasado e faz o torcedor relembrar o mão-de-manteiga Max!

O ponto positivo desses últimos jogos sem vitória é a melhora sensível do camisa 10 alvinegro. O Lucio Flavio voltou a ser um jogador incisivo, armando o time com desenvoltura e fazendo gols importantes. O Joel precisa dar liberdade para o Lucio chegar mais próximo ao gol e poder encostar no ataque. A entrada de outro jogador de armação, seja o Renato ou o Edno, tirou o foco que estava no meia e dividiu a marcação adversária.

A diretoria já reservou a Granja Comary para o período de treinos durante a pausa para a Copa do Mundo e está procurando adversários para os amistosos pedidos pelo técnico Joel Santana. Mas e os pedidos da torcida? Onde estão Maicosuel e Jóbson?

Maicosuel é o preferido da torcida alvinegra para vestir a mítica camisa 7

A data limite para fechar a contratação do meia-atacante do Hoffenheim da Alemanha terminou ontem e nenhuma notícia foi divulgada na imprensa ou no site oficial do clube. A novela envolvendo o atacante do Brasiliense também não terminou e o Jóbson segue treinando em Brasília.

O Botafogo termina o primeiro semestre amargando uma eliminação precoce na Copa do Brasil para o limitado Santa Cruz e uma oitava posição no Campeonato Brasileiro. Os três títulos conquistados na temporada já estão pegando poeira na sala de troféus em General Severiano.

A Taça Guanabara, a Taça Rio e o Campeonato Carioca foram muito comemorados, mas agora é preciso ousadia para montar uma equipe forte que lute pela conquista do Bicampeonato Brasileiro.

Jóbson é mais um reforço esperado para a disputa do Campeonato Brasileiro

Ficha Técnica:

7ª Rodada: Botafogo 2 x 2 Corinthians (06/06/2010)

Botafogo: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos (Danny Moraes), Fábio Ferreira e Marcelo Cordeiro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Renato (Bruno Tiago) e Lucio Flavio (Felipe Lima); Caio e Herrera.

Técnico: Joel Santana.

Corinthians: Felipe, Jucilei, Paulo André, William e Roberto Carlos; Ralf (Tcheco), Elias, Danilo (Paulinho) e Bruno César; Iarley e Dentinho (Defederico).

Técnico: Mano Menezes.

Gols do Botafogo: Renato aos 2 e Lucio Flavio aos 27 minutos do segundo tempo.

Gols do Corinthians: Bruno César aos 30 do primeiro tempo e Paulo André aos 47 minutos da etapa final.

Local: Engenhão/RJ

Árbitro: Leandro Vuaden (RS)

Cartões Amarelos: Roberto Carlos e Paulo André (Corinthians); Danny Moraes e Jefferson (Botafogo)

Crédito da foto: Gilvan de Souza do Lancenet

Imagem que a torcida não quer ver: bola no gol e defesa desorientada

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: